Post

1

Sempre Ao Seu Lado: Impossível Não Chorar

por Camila Jardim, 16 de set. de 2010

Filmes de animais não são meu forte, mas alguns me fazem rir ou me emocionam de tal maneira que é impossível ficar indiferente aos fofinhos animais. Sempre ao Seu Lado é um destes filmes que faz até o mais sangue de barata soluçar de tanto chorar, eu juro que achei que não ia conseguir parar de chorar nunca.

Baseado em um história real, Parker (Richard Gere) pega o trem todos os dias para ir ao trabalho, e em uma dessas idas e vindas encontra um filhote de cachorro da raça akita, ao qual da o nome de Hachiko. Sem encontrar o verdadeiro dono do animal, Parker se apaixona pelo cãozinho e cria um laço inquebrável. Quando Parker morre, o cachorro mostra toda sua lealdade até o fim da vida.

Só de escrever esta crítica me recordo de cenas do filme e meus olhos se enchem de água instantaneamente. É eu sou uma chorona compulsiva, e assim que o soluço começa é quase impossível parar a choradeira.

Sempre ao Seu lado estreou em 2009, com roteiro assinado por Stephen P. Lindsey e Kaneto Shindô que simplesmente pegaram esta incrível história e transformaram nesta magnífica obra. Mas por mais que seja tudo muito tocante, não teria o mesmo efeito sem as mãos do diretor Lasse Hallström, que anteriormente dirigiu Gilbert Grape, Querido John, Chocolate e outros diversos filmes conhecidos. Considero genial todo o ritmo do filme, que depois da morte de Parker, muda a função de protagonista para o cachorro, o que poderia ter sido um fiasco, mas não é.

Sim metade do filme é o cachorro sentado em um canteiro, o mesmo em que esperava seu dono voltar do trabalho todos os dias, o cão espera pra sempre. Nunca pensei em dizer isso, mas a interpretação do cachorro merece um Oscar. Não estou exagerando. Um animal nunca me fez chorar tanto quanto este “ator canino” fez, aliás, me fez chorar mais do que com muito ator foda com mil diálogos.

Toda esta trajetória do cachorro, que passa 10 anos esperando seu dono voltar, é incrivelmente tocante. O resto dos personagens só incrementa esse recheio de lágrimas e drama que acaba de forma triunfal, com um texto sobre a história do verdadeiro Hachiko.

O ritmo do filme é ditado pela vida do cão, que com o passar dos anos já não esta tão bonito e forte, mas continua firme em sua lealdade de esperar seu amigo voltar. As pessoas na praça onde o cachorro fica logo sentem compaixão e acabam por cuidando do animal. Assim Hachiko se torna um cão de todos e de ninguém.

Uma narrativa cativnte sobre uma história linda de amizade. Recomendo a todos aqueles que gostam de uma boa choradeira e que são apaixonados por cães. Sempre ao Seu Lado é um filme inesquecível sobre um ato apaixonante.

Nota: 10/10


1 comentários:

Zeca Novaes disse...

Chorei :( UHSAHUHUASUHASUHSAUHSAUHUSAH

Postar um comentário

Caro leitor, seu comentário é muito importante pra nós. Pode deixar sugestões ou críticas. Obrigada e volte sempre!


Revive Orange by Introblogger