Post

2

Os Mercenários: Elenco de Astros e Nada Mais

por Camila Jardim, 16 de set. de 2010

Vou logo confessando que não sou fã de filmes de ação, assisto alguns, mas evito ao máximo. Não é a violência que me incomoda, até porque filmes de terror são meus preferidos, e o que não falta é violência. Geralmente o que não me atrai são os protagonistas estereotipados que não morrem nunca, e os diálogos quase sempre pobres ou machistas ao extremo. Enfim, por mais que não me atraia, ainda assisto, e tento analisar sem ser afetada pelo meu gosto.

Os Mercenários não é a oitava maravilha do mundo, pelo contrário, poderia facilmente ser tachado como uma porcaria sem proporção se não fosse o elenco estrelado dos “heróis” e “fodões” de filmes antigos e considerados clássicos.

Eu imagino a sensação que os fãs desses caras sentiram ao ver a reunião de tantos astros em um mesmo filme, mas esse amor incondicional simplesmente deixa qualquer um cego, ainda mais aqueles que quando gostam simplesmente não analisam todo o resto. Fiquei até pensando em um filme que reunisse todos os assassinos e monstros mais famosos do cinema fantástico em uma luta para acabar com o mundo, eu provavelmente choraria, mas ainda creio que conseguiria separar o cú das calças. Até por que, você gostar não significa que é bom.

A estória como provavelmente já leram aqui duas vezes ou em dezenas de outros sites, mostra um grupo de Mercenários comandado por Sylvester Stallone -que também dirigiu o longa metragem- que aceita a missão de ir a uma ilha sul-americana chamada Vilena, localizada no Golfo do México, para matar um ditador local, o General Garza (David Zayas).

A trupe dos Mercenários ainda é formada pelo especialista em facas Lee Christmas (Jason Statham), o especialista em artes marciais Yin Yang (Jet Li), o especialista em armas Hale Ceasar (Terry Crews), o especialista em demolições Toll Road (Randy Couture) e o franco-atirador Gunnar Jensen (Dolph Lundgren). O último tem problemas com drogas e fica descontrolado atacando um dos companheiros e sendo expulso da gangue, jura vingança aos ex-companheiros.

Com esse roteiro fuleiro e diálogos beirando o ridículo, o que salva mesmo são as quase inexistentes cenas de ação ou de luta. Membros decepados por uma metralhadora animal ou uma faca super afiada, são sempre cenas extremamente bem vindas, ainda mais em uma fã de sangue como eu. Mas isso basta para segurar um filme até o final?

A maior qualidade de Os Mercenários além de ter todo um elenco de celebridades da ação, é a duração do mesmo. Ele não dura o suficiente para ser uma completa perda de tempo, assim garante uma boa diversão, mas nada mais. Única coisa épica nesse filme é a reunião dos astros, e só! Faltaram mais lutas, principalmente entre os próprios astros e principalmente faltou emoção.

Dá pra entender a euforia dos fãs desses caras, mas fechar os olhos pra todo o resto é absurdo. Assisti ao filme com meu pai e meu irmão, e o bom senso dos dois garantiu que eu não ficasse sozinha em minha “análise” meia boca do filme. Os dois gostaram bastante de toda a testosterona apresentada nos ídolos do passado, mas assim como eu não consideram este um filme fodasso, muito menos um que fique pra história.

Portando Os Mercenários nada mais é que um bando de cara com nome brincando de fazer filme. Eu sei que tem muitos filmes que não se levam a sério, e este é um grande exemplo, como diversão pode ser eficaz, mas como filme é uma grande porcaria.

Nota: 5/10


2 comentários:

Anônimo disse...

astros? que astros?

Película Criativa disse...

É um filme com os heróis decadentes do gênero de ação.

Postar um comentário

Caro leitor, seu comentário é muito importante pra nós. Pode deixar sugestões ou críticas. Obrigada e volte sempre!


Revive Orange by Introblogger