Post

0

DISCOS CLÁSSICOS: Pet Shop Boys | Introspective

por johnny, 17 de set. de 2010

Já faz mais de 20 anos que o duo Pet Shop Boys (formado por Neil Tennant e Chris Lowe) lançou um dos maiores discos da história da música eletrônica. Um dos maiores símbolos dos anos 80, há um bom tempo vinha lançando álbuns de espetacular qualidade (vide Please e Actually) e sucesso, mas foi com esse disco que, em 1988, eles alcançaram o topo do sucesso, principalmente aqui no Brasil, onde segundo os arquivos da EMI, foi o álbum da gravadora mais vendido no país.


Começa com o pretensioso e lindo arranjo de orquestra em "Left To My Own Devices", certamente uma das canções mais lindas do álbum, na sequência temos a ótima "I Want a Dog" ( " eu quero um cão, um chihuahua / quando eu chegar ao meu pequeno apartamento / preciso ouvir alguém latir/ você pode se sentir tão só "), esta com direito a um solo de piano brilhante, depois segue com a pop e ensolarada "Domino Dancing", sucesso absoluto nas rádios brasileiras do fim da década.

Em seguida "I'm Not Scared", um exemplo de como é possível juntar melancolia e uma batida dance, com letra e arranjo impecáveis, a faixa contém samples de gravações da tv francesa de maio de 1968. Na sequência temos duas versões, "Always On My Mind" (que torna a versão original esquecível) e "I'ts Alright", do produtor Sterling Void, que fecha o disco em grande estilo, com uma levada poderosa. Esta última, assim como "Left To My Own Devices", tem produção de Trevor Horn.

Introspective é, sem dúvida, um dos 10 melhores discos dos anos 80. Com produção caprichada e a capa ousada para a época, pois remetia ao símbolo GLS (as sete cores do arco-íris), e logo tornou-se um clássico instantâneo, sucesso absoluto de crítica e público. Após mais de 20 anos ele continua fascinante, e ajudou a transformar o Pet Shop Boys numa lenda da música eletrônica, ou do synth pop, como é melhor definido o som deles.


0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor, seu comentário é muito importante pra nós. Pode deixar sugestões ou críticas. Obrigada e volte sempre!


Revive Orange by Introblogger