Em 1982, a MTV exibiu pela primeira vez Billy Jean, do superastro Michael Jackson, causando grande impacto. O melhor viria pouco tempo depois, quando John Landis dirigiu a inesquecível dança dos zumbis do clipe de thriller, uma superprodução de 14 minutos de duração que levaria os vídeos de música a uma nova dimensão, na qual criatividade e grana seriam essenciais. MJ quebrou duas barreiras na MTV: a de sua raça e a da arte de criação de vídeos e a emissora consagrou-se o principal veiculo de promoção do rock e do pop.
Ao lado do produtor Quincy Jones e do cineasta John Landis, Michael Jackson deu um passo à frente de sua época e mudou a linguagem dos vídeos musicais para sempre. O trio apostou na qualidade de roteiro de cinema e edição de filmes publicitários, em detrimento de um playback simples, frio com uma direção de arte pobre em efeitos e técnica, que eram usados até o momento.
Até então, nenhum vídeo tinha sido tão caro, Thriller custou inacreditáveis 500 mil dólares, um absurdo para os padrões da época, atingindo um nível tão alto de qualidade, com direito a uma pequena história cinematográfica dentro de outra historia, alem da inesquecível dança de zumbis, maquiagem e efeitos especiais. A partir deste momento, a indústria do vídeo da música iria considerar este estilo de dança, com artistas alinhados, a nova norma mundial.
Thriller é um ícone imprescindível para a cultura pop. A jaqueta vermelha e a calça curta de MJ, a dança dos zumbis, a gargalhada de Vicent Price ao final. Suas imagens inspiraram centenas de outros videoclipes que viriam depois e tranformou MJ no astro mais famoso do mundo. Boa parte do sucesso de vendas do álbum thriller deve-se a esse clip.
Thriller marcou gerações de todo o planeta, foi o vídeo mais assistido de todos os tempos e também o mais parodiado. Suas influencias são infinitas, basta olhar adiante e ver quantos artistas bebem da sua fonte. Aqui no Brasil ele foi exibido pela primeira vez no fantástico, que o reprisou na semana seguinte a pedidos dos telespectadores. No auge de sua popularidade o vídeoclip chegava a ser reprisado duas vezes por hora na MTV americana. Nenhum outro videoclipe teve tamanha repercussão, antes ou depois.
Curiosidades:
Thriller chegou a ter uma premiere em um cinema de Los Angeles, com a presença de dezenas de artistas como Marlon brando, Elizabeth Taylor, Cher, Diana Ross, eddy Murphy e Prince. A platéia aplaudiu o vídeo de pé e exigiu que ele fosse repetido.
A pesquisa, realizada pelo MySpace, entrevistou mais de mil fãs de música. Os entrevistados fizeram a escolha a partir de uma lista de 20 videoclipes selecionados por críticos do cinema e do entretenimento. Thriller, reconhecido por ter rompido as fronteiras entre produção de música e cinema, conquistou 15,2% dos votos, à frente de Here it Goes Again, sucesso de 2006 na Internet com a banda OK GO dançando em esteiras de ginástica.
Direção: John Landis Produção:George Folsey Jr.
Roteiro: John Landis & Michael Jackson
Elenco: Michael Jackson & Ola Ray
Lançamento: 02 de dezembro de 1983
Duração: 13:43 min.
- agradecimento à revista BIZZ
0 comentários:
Postar um comentário
Caro leitor, seu comentário é muito importante pra nós. Pode deixar sugestões ou críticas. Obrigada e volte sempre!