Post

2

Os Mercenários: Um filme Épico!

por Autor Convidado, 18 de ago. de 2010

Em uma conversa com uma amiga sobre o filme em questão, pergunto a ela o que achou. A resposta foi inesperada. Ela tinha achado engraçadinho. Engraçadinho? Em meio há minutos incansáveis de explosões, facas e balas voando pra lá e pra cá e ótimas cenas de lutas, ela achou apenas engraçadinho.

A diferença de sexo muda completamente a percepção do espectador ao ver uma obra de arte dessas. Com certeza pra mim, ver Stallone e sua turma em Os Mercenários significa uma coisa e para uma bela donzela significa outra. Homens e mulheres gostarão do filme de diferentes jeitos.

Algo válido de ressalva é a façanha que “Sly” conseguiu fazer em sua mais nova aposta: enfiar homens e mulheres nas salas de cinema para ver um filme que até pouco tempo atrás era considerado especificamente filme de macho. Na sala em que assisti tinha até um pai com um bebê de meses em seu colo. Já estava ensinando o que é bom no cinema.

Os Mercenários são: Barney (Sylvester Stallone), seu braço direito Lee Christmas (Jason Statham), o nanico Ying Yang (Jet Li), o desequilibrado Gunner (Dolph Lundgren), o maluco Hale Caesar (Terry Crews), o deprimido em recuperação Toll Road (Randy Couture) e o mercenário aposentado e agora tatuador da gangue Tool (Mickey Rourke).

Eric Roberts, Steve Austin, David Zayas e Gary Daniels formam o exército do mal do filme. A gostosa da vez é a brasileira Gisele Itié no papel da idealizadora e forte Sandra. O elenco ainda conta com a breve aparição de duas lendas dos filmes de ação: Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger, que já vale o ingresso.

A trama não é nenhuma maravilha e nem é para ser. Ela não foi escrita para contar uma bela história, ou nos fazer refletir sobre países de terceiro mundo com políticos tiranos. Ela é simplesmente um pano de fundo para um grande filme de tiro e porrada. O projeto todo foi idealizado como homenagem a esse gênero e a todos os brutamontes que fizeram sucesso atuando nele desde o final dos anos 70 até os filmes mais novos como: Jet Li (O Confronto) e do fodão Statham (Carga Explosiva).

Sou fã do Stallone, o acho um ótimo ator no que se propõe a fazer, um BRILHANTE roteirista e um ótimo diretor. Pouca gente sabe, mas ele também é um ótimo poeta e podemos ver um tom de filosofia em todos os filmes dele, seja num diálogo descontraído dos personagens ou num monólogo, como o do personagem de Mickey Rourke que quase amolece meu coração de pedra ao falar de como estilo de vida deles os tornam monstros sem almas. Um ponto que me surpreendeu no filme é que apesar das centenas de personagens, ele conseguiu dar o mínimo de profundidade a cada um.

Após assistir Os Mercenários, Jean-Claude Van Damme vai se arrepender de não ter aceitado participar do filme. Ele e mais meia dúzia. Mas ainda tem espaço para todos numa possível continuação. Imagina a patota toda contra Jean-Claude Van Damme, Lorenzo Lamas e Steven Seagal!

Enfim, Os Mercenários é Épico. É o único filme de ação que vale a pena tecer comentários após o não menos sensacional Duro de Matar 4.0 de Bruce Willis.

Nota :11/10


2 comentários:

Juliano F disse...

o.O Épico? Nada juntando Stalonne e Jason Statatatatatataham irá me convencer em nenhuma vida!

Camila Jardim disse...

Não tenho a menor vontade de ver, e tenho sérias dúvidas quanto a qualidade dele. Mas quem sabe quando passar na tv...

Postar um comentário

Caro leitor, seu comentário é muito importante pra nós. Pode deixar sugestões ou críticas. Obrigada e volte sempre!


Revive Orange by Introblogger