Post

0

Império do Sol – Apresentação de Christian Bale á Hollywood!

por Vinicius Monteiro, 18 de ago. de 2010

O filme relata a história de Jim Graham (Christian Bale) um garoto inglês de onze anos de idade, que vive na cidade chinesa de Xangai com a família, levando um padrão de vida alto na aparente segurança do bairro diplomático.Com a invasão da China pelo Japão, em plena Segunda Guerra Mundial, no meio da confusão e da multidão em fuga, o garoto separa-se dos pais e acaba indo parar em um campo de concentração japonês onde, para sobreviver, se vê obrigado a desenvolver uma série de artimanhas que vão das transações num improvisado mercado negro de alimentos e objetos pessoais à mediação de conflitos com os soldados japoneses.

Dirigido por Steven Spielberg, esse filme mostra como ele consegue trabalhar com crianças, porque é um difícil trabalho fazer uma criança atuar bem, como Christian Bale atuou em “Império do Sol”. Considero uma das suas maiores atuações, Bale chamou a atenção dos críticos depois que atuou nesse filme, fazendo até sua infância ser um pouco perturbada por conta de tantos pedidos de entrevista. Na verdade, uma atuação dessas eu não vejo muito atualmente, onde o ator se entrega MESMO ao personagem, lembro de algo parecido com o que é visto com Tom Cruise no filme "Jerry Maguire", percebendo claramente as emoções do personagem: Raiva, Tristeza, Frustração, e Felicidade.

Em algumas partes você enxerga cenas de outros filmes também, parece até que é uma homenagem, mas você lembra que “O Império do Sol” foi filmado primeiro que esses filmes. Um bom exemplo disto, é a cena bem no começo do filme, que lembra Simba perdendo o pai em “O Rei Leão”. Cenas parecidas mesmo, você acaba vendo que esse filme de alguma forma foi importante para o cinema.

Quero também destacar a atuação do John Malkovich, que interpreta Basel, papel de coadjuvante, mas não menos importante, Malkovich esbanja talento fazendo o papel um pouco de babá e um pouco de pai do personagem Jim.

Trilha Sonora e Steven Spielberg = Melhor Qualidade, e nesse filme não foi diferente, apesar de não ser memorável,as músicas ajudam a melhorar a qualidade do filme.

Império do Sol recebeu seis indicações ao Oscar nas seguintes categorias: Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som.

Também recebeu duas indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de: Melhor Filme - Drama e Melhor Trilha Sonora. Ainda ganhou três prêmios no BAFTA, de Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia e Melhor Som.

Direção genial, roteiro e fotografia ótimos, atuações memoráveis e trilha sonora perfeita. Acho que não é necessário tecer mais comentários para dizer que esse filme deve ser assistido, e que é uma obra-prima do cinema. O longa tem 2h35min de duração, tempo relativamente grande, mas você acaba se integrando ao filme e essas horas passam e você nem percebe. O que está esperando? Vá assistir “O Império do Sol”.

Nota: 10/10


0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor, seu comentário é muito importante pra nós. Pode deixar sugestões ou críticas. Obrigada e volte sempre!


Revive Orange by Introblogger