Post

0

Videodrome (1983) - Um filme para poucos...

por Camila Jardim, 16 de ago. de 2010

David Cronenberg marcou minha infância com o infame A Mosca de 1986, que vi incontáveis vezes. Lembro que ficava chocada, e claro enojada, sempre que o personagem virava uma mosca asquerosa. O outro que vi dele foi eXistenZ de 1999 com Jude Law, nesse Cronenberg faz uma crítica ao mundo dos vídeos games, cria um mundo totalmente bizarro, um filme que te envolve e te confunde até a última cena, GENIAL.Resolvi ver todos seus filmes, começando por este aqui.

Era uma vez um dono de uma emissora de tv chamado Max(James Woods). Em seus canais de tv a cabo passavam basicamente filmes pornôs, mas, ele não estava satisfeito e consegue captar um sinal que mostra vídeos violentos, onde pessoas são torturadas e mortas. Convencido de que isso era apenas ficção e que chocaria seus telespectadores aumentando sua audiência, Max então rouba o sinal e consequêntemente fica viciado nos vídeos, descobrindo o nome do mesmo: VIDEODROME.

Depois de assistir a várias transmissões, Max começa a ter bizarras alucinações. Cenas inacreditáveis são jogadas na tela feito um soco no estômago. Max entra na tv, tem sua barriga aberta entre tantas outras viagens. Os vídeos snuff são a causa de todo este problema. Ao assistir repetidamente e por sucessivas vezes aos vídeos, o telespectador acaba por ter um tumor formado em seu cérebro o fazendo delirar. Após descobrir isso, Max decide se vingar, desenrolando uma trama quase impossível de ser desenrolada.

Enquanto eXistenZ faz analogia ao uso dos jogos, Videodrome critica a tv, em uma trama totalmente alucinógena, nojenta, e absolutamente única. O filme começa mais sério, mostrando Max, seu trabalho, e a descoberta desse canal que passa os filmes Snuff, achei que iam por esse lado, explorar a história por trás deles e a ambição do personagem,mas, ledo engano.

Depois que Max descobre que ao ver os vídeos seu cérebro sofre um tipo de alteração, levando as pessoas a alucinarem até o óbito, começa uma viagem se mvolta ao maravilhoso e avassalador mundo de Cronenberg. As alucinações são tão intensas que, em muitas partes,você não sabe mais o que é real e o que é uma viagem.

Tem cenas maravilhosas, de um gore total, como quando uma arma se une a mão de Max, tornando-se uma coisa só, o braço completamente deformado. Ou ainda, antes disso a sua barriga abre, sim abre, e ele esconde uma arma lá dentro, insano!

O filme de 83 consegue ser muito mais competente do que esses com tantos efeitos especiais de hoje em dia. Com menos recursos com o computador, compensavam na maquiagem.

É um filme difícil de ver pra quem não gosta do gênero, composto de muitas cenas bizarras repletas de sangue. Tem que ter certa paciência e assistir de um modo diferente dos demais, pois este filme é isso, pra poucas pessoas.

Nota: 8/10


0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor, seu comentário é muito importante pra nós. Pode deixar sugestões ou críticas. Obrigada e volte sempre!


Revive Orange by Introblogger