Post

0

Glee - A Série

por Juliano F, 2 de set. de 2010

O que acontece quando se junta música, jovens atores da Broadway, personagens cheios de clichês, um roteiro afinado e não estamos falando de cinema? Você tem a série mais lucrativa, surpreendente, viciante e "kick-ass" do ano.

Inicialmente Glee foi escrita para ser um filme, porém seu criador Ryan Murphy (Popular, Nip/Tuck) segurou o roteiro por 4 anos, resolvendo então adaptá-lo e oferecê-lo a Fox como uma série televisiva.

Sem questionar a emissora encomendou um episódio piloto, e o exibiu após a grande final do American Idol de 2009. Foi o suficiente para garantir mais 12 episódios para a primeira temporada. Esta estreiou oficialmente em 21 de setembro de 2009 e não demorou muito para que o sucesso a garantisse por três outros anos.

A série gira em torno do coral do colégio McKinley High's, que é dirigido por Will Shuester (Matthew Morrison), professor de espanhol e ex cantor de coral. Quando ele assume o cargo, inicia um processo de seleção para os novos integrantes, e é aí que a história começa e o grupo se forma composto pelos "esquisitos" do colégio. E estes são:

- Rachel Berry (Lea Michele), garota judia, filha de pais homessexuais e obcecada pela fama;
- Artie Abrams (Kevin McHale), garoto nerd e paraplégico;
- Mercedes Jones (Amber Riley), garota negra e gordinha;
- Kurt Hummel (Chris Colfer), fashionista, gay e extremamente afeminado;
- Tina Cohen-Chang (Jenna Ushkowitz), garota tímida, se veste de forma estranha e finge que é gaga para que os outros se afastem dela.

O desenrolar da trama, mostra Finn Hudson (Cory Monteith), capitão do time de futebol americano, que gosta de cantar, mas não faz isso com medo do que os seus amigos acharão, acaba entrando no coral do colégio e enfrenta uma série de hostilidades por parte daqueles que se diziam seus amigos. A entrada de Finn no grupo, acaba trazendo mais três integrantes:

- Noah Puckerman (Mark Salling), também chamado de "Puck", melhor amigo de Finn;
- Matt Rutherford (Dijon Talton), jogador do time de futebol americano;
- Mike Chang (Harry Shum Jr.), jogador do time de futebol americano, oriental e ótimo dançarino.

Como o coral faz parte do colégio, para ele poder funcionar, o diretor pega uma parte da verba das líderes de torcida e destina a eles, com isso acende a raiva de Sue Sylvester (Jane Lynch), que é extremamente preconceituosa e adora julgar tudo e todos com sua ironia e sarcasmo sempre presente. Ela manda que suas três melhores Cheerios - como são chamadas as líderes de torcida - entrem no coral para poder sabotá-lo, sendo:

- Quiin Fabray (Dianna Agron), capitã das líderes de torcida e presidente do clube do celibato;
- Santana Lopez (Naya Rivera), de origem espãnica é o braço direito de Sue Sylvester;
- Brittany Woods (Heather Morris), é a típica "loira" burra, está sempre viajando.

O roteiro é gerado pelas relações entre os personagens e suas funções na pirâmide social do colégio, e tudo se desenvolve com base no preconceito e na cultura pop. O grande diferencial desta série, são as incríveis apresentações musicais do coral.

Pela voz do grupo já passaram Beyoncé, Lady Gaga, Madonna, Bonnie Tyler, U2, Bon Jovi, Queen, entre outros. A série também já recebeu a participação especial de diversos artistas, como: Olivia Newton John com sua célebre Physical, Neil Patrick Harris, Molly Shannon e Kristin Chenoweth. Essas músicas são colocadas a venda nas lojas de música digital (Amazon e Itunes) e em instantes se tornam as mais vendidas.

Glee é uma série descompromissada, e a trama é simples, não exige que o espectador fique criando milhares de deduções, e apesar de ter uma história na temporada toda, cada episódio tem um tema distinto. Estes temas que justificam quais músicas serão cantadas no episódio, quase sempre com lições escondidas nas letras.

Há também os episódios especiais, que vez ou outra fazem homenagem a algum artista. Na primeira temporada tivemos um especial Madonna, sendo que este foi apoiado pela própria artista, tendo músicas só dela. Na próxima temporada a homenageada será Britney Spears, que inclusive participará atuando no episódio.

O primeiro volume da primeira temporada já está disponível em DVD e é exibida pela Fox do Brasil, infelizmente na versão dublada. Vale ao menos assistir um dos episódios para ver se gosta, antes de julgar. Não seja preconceituoso! Certo?

A série já conseguiu ser indicada em todas as grandes premiações americanas, e este ano já levou o Globo de Ouro de melhor comédia, além de 4 Emmys, salientando o de melhor atriz coadjuvante em comédia para Jane Lynch, além de 5 Satellite Awards, 3 Teen Choice Awards, o prêmio de melhor série de comédia pelo People Choice Awards e outros prêmios, totalizando 37 prêmios recebidos.

Enfim, se você está procurando algo só para se divertir e dar umas risadas, ou gosta de uma boa música, esta é a pedida. A série é apresentada no Brasil e nos EUA pelo canal Fox, porém os direitos da série foram adquiridos pela Rede Globo, que não possui previsão de exibição em rede aberta. Tem apenas dois perigos, um é você viciar, e o outro é pegar o controle remoto e sair cantando por aí, acreditando que ele é um microfone!


0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor, seu comentário é muito importante pra nós. Pode deixar sugestões ou críticas. Obrigada e volte sempre!


Revive Orange by Introblogger