Post

0

Weeds - A Série

por Camila Jardim, 12 de ago. de 2010

Aclamada pela crítica e público, Weeds é uma comédia de humor negro que teve sua estréia no canal Showtime em agosto de 2005. Se você não gosta é porque provavelmente nunca viu, então pegue esta como uma oportunidade para conhecer uma das melhores séries de comédia já produzidas.

A história é centrada em Nancy Botwin (Mary-Louise Parker), uma típica dona de casa do subúrbio, que se vê em maus lençóis quando seu marido morre inesperadamente de um ataque cardíaco. Sem ter como manter o mesmo padrão de vida que os dois filhos, Silas (Hunter Parrish) e Shane (Alexander Gould) estão acostumados, ela se torna uma traficante de maconha, tendo como principais clientes, seus ricos vizinhos. Tudo complica quando seu cunhado Andy (Justin Kirk), um vagabundo e viciado, vem morar com eles.

Criada por Jenji Kohan, Weeds foi inspirada pelo crescimento do cultivo da maconha na Califórnia, tudo em razão da comunidade médica, que usa a erva para fins terapêuticos. A música de abertura é quase uma personagem recorrente na história. Little Boxes foi escrita por Malvina Reynolds em 1962, e se encaixou perfeitamente na proposta da série, sendo interpretada por 20 artistas diferentes depois da terceira temporada. Junto a Little Boxes, a introdução possui uma foto de um subúrbio da Califórnia chamado Calabasas, onde o crescimento desenfreado do mesmo é mostrado de forma sutil, com todos os carros iguais, as pessoas se vestindo da mesma maneira e fazendo coisas iguais.

Ao se pensar no tema “maconha” as pessoas ficam alarmadas com a proposta da série, geralmente julgando sem ao menos ver qualquer episódio. O fato de Nancy vender a droga simplesmente é um estopim para diversos temas e valores que são abordados durante o decorrer da série. Hipocrisia, vício, preconceito, valores familiares, amizade, amores e muito mais, são temas jogados na cara do telespectador o tempo todo, satirizando com um humor negro apaixonante.

Weeds é um humor negro sensacional e viciante, impossível parar depois que começa a ver. Muitas coisas são como um soco no estômago pra muita gente hipócrita e o resto é diversão. Não tem como não rir com a série, acontecem situações absurdas o tempo inteiro, não poupando quem assiste, é gargalhada na certa com Nancy vivendo um verdadeiro inferno a cada episódio.

A grande sacada da série também fica por conta da vida que muitos ricos que moram no subúrbio levam. Viver de aparências é uma coisa comum desde sempre, Weeds explora isso com um humor incrível. Célia Hodes (Elizabeth Perkins) tem a maior contribuição deste tema dentro da série, ao mesmo tempo em que é careta também é picareta. Faz a filha ser, se vestir e dizer o que ela quer o que ocasiona momentos hilários já que, a menina é quase um moleque. Célia é a mãe rica do bairro, que vende a imagem da família perfeita sem problemas, onde tudo são flores, mas, dentro de casa as coisas são diferentes.

A personagem de Célia é insuportável, ela causa metade dos problemas de Nancy e do resto da cidade. Altamente preconceituosa e metida a moralista, cria situações absurdas em razão disso. Durante as cinco temporadas apronta e sofre de tudo, passa por câncer, seqüestro, traição, apanha, fica pobre, mas nunca deixa de ser a megera da série. Elizabeth Perkins era a maior parte de comédia do seriado, o qual deixa de fazer parte na sexta temporada. Fará muita falta com toda certeza.

Temos ainda Doug Wilson (Kevin Nealon), o maior comprador do estoque de ervas de Nancy. Um entediado rico de meia idade, que arruma diversas confusões e garante boas risadas sempre que aparece. Seu “amigo” e companheiro de confusões é Dean Hodes (Andy Milder), marido de Célia, que apesar de ser um cara legal sempre se mete em enrascadas. Silas é o filho mais velho de Nancy, que é meio revoltado, porém responsável, decide seguir os passos da mãe depois de descobrir que ela trafica maconha, o que garante um bocado de histórias absurdas e risadas. Shane é a grande revelação, o garoto começou a série com 11 anos e passou grandes transformações junto com seu personagem. Hoje com 16 anos é o mais prejudicado pelo “trabalho” da mãe e a falta de atenção da mesma com ele.

Ao longo das cinco temporadas, Weeds teve diversas participações especiais como: Snoop Dogg, Zooey Deschanel, Mary-Kate Olsen e Alanis Morissette. As duas últimas tiveram grande participação na história, apareceram em oito episódios cada.

Com apenas 30 minutos de duração cada, os 11 episódios da primeira temporada foram ao ar em 2005, o que rendeu a maior audiência do canal Showtime. Este status continuou ao longo de todas as temporadas, mas o público caiu consideralvemente, tendo em média 1.5 milhões de telespectadores por temporada. As três primeiras foram infinitamente melhores que as que as seguiram, não deixando de ser boa, apenas caindo de rendimento. Os finais de temporada são sempre impressionantes e históricos!

Rendendo bons frutos com a crítica, Weeds ganhou um Globo de Ouro, foi indicada a nove Emmys e a outros 56 prêmios ganhando diversos. Mary-Louise Parker tem interpretação magnífica e junto com Elizabeth Perkins conduzem todas as cenas com brilhantismo. O elenco é variado e formado por personagens peculiares e característicos, tornando a série diversificada e atual.

Apesar de ter caído de redimento no quarto ano, a série está de volta em sua sexta temporada (agosto 2010) com gás total, prometendo grandes histórias e muitas doses de risada. A série possui trama inteligente e engraçada, um humor negro afiado, elenco brilhante e uma estante de prêmios, Weeds é série obrigatória pra quem gosta de pensar, refletir e dar muita risada. Só um aviso, Weeds tende a ser extremamente viciante!


0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor, seu comentário é muito importante pra nós. Pode deixar sugestões ou críticas. Obrigada e volte sempre!


Revive Orange by Introblogger